Este conteúdo é restrito a profissionais.

Efetue o seu registo para ter acesso a este conteúdo exclusivo.
Se já possui os seus dados de acesso inicie a sessão

ENERGIE CERTIFICA EQUIPAMENTO PARA AQS DE GRANDES VOLUMES

Página principal / Mundo Energie / Notícias / ENERGIE CERTIFICA EQUIPAMENTO PARA AQS DE GRANDES VOLUMES
Abril / 2017

Ensaio realizado em câmara climatérica sem radiação solar.

A Tecnologia Solar Termodinâmica conseguiu atingir mais um objetivo com a recente certificação de performance do seu BLOCO SOLAR Termodinâmico na vertente de produção de Águas Quentes Sanitárias (AQS). Tal resultado de performance foi conseguido por ensaio realizado por entidade independente ITeCons. O ensaio realizado ao abrigo da Norma EN 16147:2011 permitiu a obtenção de um excelente coeficiente de desempenho (COP) de 3,0*.

Os ensaios são realizados sem a presença da radiação solar. Pode ser utilizada tecnologia Solar Termodinâmica em substituição de Tecnologia Solar Térmica? Sim. A regulamentação vigente de acordo com o nº 3 do artigo 29º do Decreto-Lei n.º 118/2013 do Diário da República Portuguesa, a substituição do Sistema Solar Térmico por um Sistema Solar Termodinâmico pode ser considerada desde que a energia renovável produzida por este seja igual ou superior à prevista pelo Sistema Solar térmico e caso o uso previsto seja para suprir as necessidades de Águas Quentes Sanitárias (AQS) no âmbito de um edifício abrangido pelo REH.

No caso de edifícios abrangidos pelo RECS, em alternativa à utilização de Sistemas Solares térmicos, podem ser também considerados os Sistemas Solares Termodinâmicos para aproveitamento de energia renovável que garantam, numa base anual, energia primária equivalente ao Sistema Solar térmico, mesmo que para outros fins que não o Aquecimento de Água, de acordo com o disposto na Portaria n.º 349-D/2013 do Diário da República Portuguesa. A contabilização de energia destes sistemas (base e alternativo) deve ser determinada com base no Despacho n.º 15793-H/2013, de 3 de dezembro, do Diário da República Portuguesa.

O Sistema Solar Termodinâmica “ECO XL” é uma solução direcionada para produção de Água Quente de Grandes Volumes, ou seja, para instalações de grande consumo de Água Quente, tais como: Hotéis de Charme, Residenciais, Hóstels, Restauração, Ginásios, entre outros.

Share this Content
PROJETO CO-FINANCIADO
PRR