Este conteúdo é restrito a profissionais.

Efetue o seu registo para ter acesso a este conteúdo exclusivo.
Se já possui os seus dados de acesso inicie a sessão

OBRA DE REFERÊNCIA – PISCINA SEMI-OLIMPICA

Página principal / Mundo Energie / Notícias / OBRA DE REFERÊNCIA – PISCINA SEMI-OLIMPICA
Dezembro / 2016

A instalação apresentada tem por base a otimização do sistema de Aquecimento de Água de uma Piscina desportiva e, também, o Aquecimento de Águas Sanitárias dos balneários de apoio. Pretendia-se substituir o grupo de painéis solares existente, que se encontrava obsoleto, por uma solução funcional que trabalhasse no apoio das caldeiras de forma a reduzir o consumo de gasóleo das mesmas.

O projeto consistiu na instalação de Energia Solar Termodinâmica composta por dois BLOCOS SOLARES Termodinâmicos BS40 com 80 evaporadores solares diretos que perfazem 109.2 kW de potência térmica, controlador em cascata (Foto 2), um termoacumulador de inércia de 1500L em inox, dois novos permutadores de placas de 70kW para piscina, bombas circuladoras e outros componentes e acessórios hidráulicos complementares.

Os BLOCOS SOLARES Termodinâmicos BS40 contam com compressores COPELAND® Scroll e circuito elétrico associado, reservatório para o fluído de transferência, permutador de calor, válvula de expansão eletrónica, órgãos de comando e proteção, aquastato de regulação de temperatura. Todos os elementos referidos encontram-se montados sobre um chassis com as dimensões (LxHxP) 950x585x650 mm. O chassis vem equipado com revestimento acústico, ligações de alimentação e retorno dos painéis, ligações roscadas de 1″ para saída e retorno do fluido de permuta. O circuito de frigogénio é executado em tubos de cobre desidratado e isolado, sendo utilizado o frigogénio R407C.

Os 80 painéis termodinâmicos são executados em alumínio anodizado com SolarCoat®, com circuitos internos para expansão direta do frigogénio, e apresentam as seguintes especificações: peso de 7,5kg e dimensões (LxHxP) de 2000x800x1.5 mm, cobrindo uma área plana de 128m2. A colocação dos painéis que otimiza os ganhos térmicos faz-se virando a sua superfície para o sul geográfico, com uma inclinação aproximada de 39o. São, no entanto, admissíveis outras direções e inclinações dos evaporadores, sem que se verifique uma significativa perda de eficiência do sistema. Nesta instalação, por questões arquitetónicas e de preservação da estrutura à deslocação de ar devida ao heliporto anexo, optou-se por uma aplicação de menor inclinação.

O Sistema Solar Termodinâmico alia duas tecnologias incompletas, a Bomba de Calor e o coletor térmico. As Bombas de Calor são equipamentos bastante eficientes, mas o calor que produzem proveniente da sua componente renovável varia unicamente segundo as oscilações da temperatura do meio ambiente.

Consulte o Case Study

Share this Content
PROJETO CO-FINANCIADO
PRR