Este conteúdo é restrito a profissionais.
Efetue o seu registo para ter acesso a este conteúdo exclusivo.
Se já possui os seus dados de acesso inicie a sessão
Depois de várias distinções, em 2021, pelos resultados obtido ao nível da eficiência energética e sustentabilidade ambiental, os sistemas solares termodinâmicos ENERGIE, instalados no hotel Radisson Blu Deira Creek, no Dubai, voltam a ser objeto de distinção pela LIVING BUSINESS.
A LIVING BUSINESS é uma organização patrocinada pelo banco HSBC, 6º maior banco do mundo, que apoia empresas com projetos sustentáveis cujo objetivo é a redução de emissão de carbono das empresas e produtos, para que a sociedade consiga entender com sucesso as alterações climáticas e para que as empresas possam satisfazer as expectativas das partes interessadas.
A intervenção no hotel Radisson Blu Deira Creek, consistiu na substituição da antiga caldeira de água quente a diesel, que era dispendiosa e altamente poluente, por um sistema solar termodinâmico de alta eficiência. Utilizando aproximadamente 20 metros quadrados do espaço do telhado, onde foram instalados 80 painéis solares termodinâmicos. A ENERGIE forneceu os painéis e criou uma estrutura personalizada para se adequar ao espaço disponível. Posicionando os painéis em frente às torres de refrigeração existentes, conseguiu-se criar uma relação simbiótica entre as torres e os painéis solares, melhorando a eficiência operacional de ambos.
Atualmente, o sistema solar termodinâmico produz toda a água quente doméstica necessária para o hotel, ao mesmo tempo que auxilia o chiller, reduzindo a temperatura e o nível de humidade do ar de entrada puxado pela torre de refrigeração. Isso é possível porque o subproduto da troca de calor dos painéis solares termodinâmicos é o arrefecimento, que é transferido para o ar circundante, que, por sua vez, é o ar de entrada das torres de refrigeração.
Este processo resultou numa diminuição significativa da temperatura deste ar de entrada em comparação com a condição original da temperatura do ar ambiente.
A mudança de uma caldeira a diesel para o sistema solar termodinâmico permitiu ao hotel reduzir os custos de aquecimento de água em 82%, proporcionando um retorno do investimento em apenas 1,5 anos.
Esta iniciativa marca o início de uma nova era de energia verde nos Emirados Árabes Unidos, sendo o hotel Radisson Blu o primeiro a ter 100% da sua água aquecida por energia solar. Os custos operacionais de aquecimento de água foram reduzidos em 85%, graças a uma instalação solar compacta capaz de aquecer 45.000 litros de água por dia.
Hugo Domingues, diretor de negócios da ENERGIE GCC, comentou: “A tecnologia tem sido utilizada há anos, mas este é o primeiro hotel a adotar esta tecnologia nos EAU. Esta mudança pode transformar a forma como o ambiente é utilizado para reduzir custos para as empresas e a dependência de combustíveis tradicionais.”
É um orgulho para a ENERGIE continuar a ser reconhecida mundialmente pelos seus produtos de alta qualidade e eficiência energética.
Leia a notícia completa aqui: LIVING BUSINESS