This content is restricted to professionals.
Register to access this exclusive content. If you already have your access data, log in
Register to access this exclusive content. If you already have your access data, log in
Designação do projeto
VALE I&D – Desenvolvimento e caracterização de bombas de calor aerodinâmicas com rendimento otimizado.
Código do projeto
NORTE-01-0247-FEDER-018886
Objetivo principal
OT 1 – Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação
Região de intervenção
Norte
Entidade beneficiária
ENERGIE EST, LDA
Data de aprovação
29-06-2016
Data de início
15-12-2016
Data de conclusão
28-08-2017
Custo total elegível
20.000,00 Euros
Apoio financeiro da União Europeia não reembolsável
FEDER – 15.000,00 Euros
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos:
A Energie Est., limitada, pequena empresa, localizada no concelho da Póvoa do Varzim, constituída em outubro de 1986, dedica-se ao fabrico de sistemas solares termodinâmicos e é detentora exclusiva da patente e fabricante dos sistemas solares termodinâmicos. O projeto designado de “Desenvolvimento e caracterização de bombas de calor aerodinâmicas com rendimento otimizado”, com enquadramento proposto nas áreas de intervenção: Tecnologia e Ciências dos Materiais e Engenharia Mecânica, visa o desenvolvimento da tecnologia e processos que permitam otimizar a eficiência de bombas de calor aerotérmicas e a sua automação e controlo. Para o efeito, pretende otimizar o processo de defrosting, melhorar a eficiência do equipamento a baixas temperaturas, assim como eliminar as pontes térmicas frequentemente verificadas nos depósitos deste tipo de sistemas.
A Energie Est., para atingir os objetivos delineados, irá adquirir serviços de consultoria, para a realização das seguintes tarefas:
A realização das atividades previstas, nomeadamente de investigação e desenvolvimento, implica a intervenção de uma entidade externa, que possua instalações, equipamentos e corpo técnico especializado na área do desenvolvimento e caracterização de bombas de calor. A interação entre a ENERGIE e a entidade externa permitirá potenciar conhecimentos técnicos ao nível do desenvolvimento da solução, que se traduzirá numa eficaz transferência de conhecimentos para empresa e, consequentemente, no aumento da sua capacidade técnica.
.