PROJETOS INDIVIDUAIS – QUALIFICAÇÃO PME | NORTE-02-0853-FEDER-009088

Homepage / Supporto finanziario / PROJETOS INDIVIDUAIS – QUALIFICAÇÃO PME | NORTE-02-0853-FEDER-009088

Designação do projeto
MAIS COMPETITIVIDADE PARA O MERCADO GLOBAL

Código do projeto
NORTE-02-0853-FEDER-009088

Objetivo principal
OT 3 – Reforçar a competitividade das PME

Região de intervenção
Norte

Entidade beneficiária
ENERGIE EST, LDA

Data de aprovação
22-04-2016

Data de início
17-09-2015

Data de conclusão
30-04-2017

Custo total elegível
144.857,00 Euros

Apoio financeiro da União Europeia não reembolsável
FEDER – 65.185,65 Euros

Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos:
O presente projeto designado – MAIS COMPETITIVIDADE PARA O MERCADO GLOBAL – apresenta proposta de enquadramento nas Tipologias: Inovação Organizacional e Gestão, Desenvolvimento e Engenharia de Produtos, Serviços, Criação de marcas e design, Proteção de propriedade industrial e Qualidade. O investimento proposto para o domínio Inovação Organizacional e Gestão relaciona-se com o redesenho e melhoria de layout (armazéns de matérias primas e acessórios, logística de entrada e armazéns de produtos acabados e logística de saída, movimentação e gestão de fluxos destes para os centros de produção). Enquadra ainda as despesas com a aquisição do módulo de produção e dos scanners de leitura. Este conjunto de despesas visa a reorganização do processo e do controlo de gestão da produção. O investimento proposto pelo beneficiário para o domínio Desenvolvimento e Engenharia de Produtos, Serviços e Processos relaciona-se com testes e ensaios de desenvolvimento de novas funcionalidades para os produtos, nomeadamente, o desenvolvimento de matrizes e software para controlador SMART e o desenvolvimento de matriz e software para aplicação de ânodo titânio eletrónico. Trata-se de investimentos fundamentais para o sucesso da competitividade da empresa no mercado global, que assenta essencialmente na apresentação regular de novidades e inovações. Os investimentos propostos para os domínios da Criação de marcas e design e Proteção de propriedade industrial, assentam essencialmente no registo da marca ENERGIE em três mercados internacionais (Austrália, EUA e Nova Zelândia) e no registo de desenho do novo modelo de painel para 27 países da EU, respetivamente. Por último, com a realização do investimento proposto pelo beneficiário para o domínio da Qualidade a empresa pretende investir na certificação de acordo com a Norma EN 16147 dos novos modelos de ECO, marca da empresa para Sistemas Solares Termodinâmicos, e de novos modelos de Bombas de Calor Água/Água.

Objetivos Estratégicos:

  1. Sustentar a trajetória de crescimento do VN retomada em 2016, e reforçar a liderança nacional na produção e na internacionalização.
  2. Manter a liderança da inovação: Pôr no mercado as novas soluções de redução de emissão de gazes fluorados e a inovação que configura uma solução “Plug & Play” de aquecimento central e aquecimento de águas a 70%.
  3. Alargar oferta de produtos; iniciar a produção em série de Bombas de Calor Geotermia.

Objetivos Operacionais:
Reforçar a produtividade para manter a competitividade não só com qualidade e inovação, mas também com preço. Alcançar em 2023 um VN de €8 Milhões (€7,6 Milhões em 2022), 66% a realizar em pelo menos 36 mercados internacionais, de todos os continentes.

Despesas realizadas até 30/04/2017
PROGETTO COFINANZIATO
PRR