Este conteúdo é restrito a profissionais.
Efetue o seu registo para ter acesso a este conteúdo exclusivo.
Se já possui os seus dados de acesso inicie a sessão
No âmbito da remodelação do hotel Mélia, foi feita uma reestruturação do sistema de aquecimento de AQS (Águas Quentes Sanitárias) do hotel, com recurso aos Sistemas Solares Termodinâmicos da ENERGIE.
O setor do turismo é, atualmente, um dos principais motores da economia portuguesa. Sendo uma atividade que nos últimos anos tem assistido a um crescimento notável, é essencial que se foque em aumentar a competitividade da oferta, nomeadamente ao nível das infraestruturas hoteleiras, sem prejuízo da qualidade do serviço.
O aumento dos custos operacionais, devido às elevadas taxas de ocupação nos hotéis, são uma preocupação que os diretores/administradores procuram mitigar. A componente energética tem um grande peso nas empresas do setor do turismo, pelo que é fundamental para a competitividade do setor. Uma vez que a competitividade está fortemente dependente do custo de energia e da eficiência com que a mesma é aproveitada, é necessário sensibilizar as empresas para um ajustamento inevitável às novas realidades.
Através do estudo das inúmeras atividades no âmbito da eficiência energética e sustentabilidade ambiental com maior impacto no setor do turismo, identificam que Aquecimento de Águas Sanitárias (AQS) é uma das áreas onde devem recair maiores atenções e investimentos, e onde claramente o setor hoteleiro pode reduzir os seus custos operacionais.
Recorrendo à Tecnologia Solar Termodinâmica (Bomba de Calor Solar) da marca ENERGIE, é possível obter poupanças até os 70% com a amortização do investimento num curto espaço de tempo. Num mercado cada vez mais exigente.
No âmbito da remodelação do hotel Mélia, foi feita uma reestruturação do sistema de aquecimento de AQS (Águas Quentes Sanitárias) do hotel, com recurso aos Sistemas Solares Termodinâmicos da ENERGIE.
Este sistema permitiu a desativação de uma caldeira existente obtendo-se uma poupança na fatura energética para AQS na ordem de 46%.
Pode consultar a notícia na Revista Renováveis magazine com informação da Obra de Referência Hotel Mélia, página 44.