Este conteúdo é restrito a profissionais.

Efetue o seu registo para ter acesso a este conteúdo exclusivo.
Se já possui os seus dados de acesso inicie a sessão

ENERGIE VENCE PRÉMIO NO MÉDIO ORIENTE E NORTE DE ÁFRICA

Página principal / Mundo Energie / Notícias / ENERGIE VENCE PRÉMIO NO MÉDIO ORIENTE E NORTE DE ÁFRICA
Janeiro | Fevereiro / 2021

Distinção Atribuída Pelo Emirates Green Building Council Por Projeto Implementado Em Hotel No Dubai Com Resultados No Meio Ambiente
A empresa portuguesa ENERGIE foi distinguida com o MENA (Midle East and North Africa) Green Building Awards, pelo sistema de painéis solares termodinâmicos que instalou no hotel de cinco estrelas Radisson Blu Deira Creek, no Dubai.

O prémio, atribuído pelo Emirates Green Building Council, distingue organizações e projetos que demonstrem excelência em construção verde no Médio Oriente e Norte da África. “É mais uma prova do desempenho dos painéis solares da ENERGIE, em termos da sustentabilidade ambiental”, congratula-se o CEO da empresa, Luís Rocha.

Os sistemas solares da ENERGIE, instalados no hotel Radisson Blu Deira Creek, no Dubai, venceram na categoria Retrofit Project of the Year, pelos resultados obtidos ao nível da eficiência energética e da sustentabilidade ambiental. “É, de facto, um marco para a ENERGIE, uma vez que este prémio é atribuído por um painel de especialistas independente do mercado energético do Médio Oriente”, enaltece Luís Rocha.

O projeto teve início em agosto do ano passado, com um desafio para a empresa 100 por cento portuguesa, com sede na Póvoa de Varzim. O hotel, explica Luís Rocha, “produzia água quente sanitária através de uma caldeira a diesel, com um elevado custo operacional e ambiental”. “O objetivo passava por substituir a caldeira a diesel por um sistema solar termodinâmico, que pudesse garantir o aquecimento da água utilizada pelo hotel”, descreve.

Para responder às expectativas, foram instalados 80 painéis solares termodinâmicos. Atualmente, com a entrada em funcionamento do sistema da ENERGIE, “toda a água do hotel é aquecida através de fontes renováveis” e, de acordo com o CEO da empresa, “a instalação de painéis solares termodinâmicos permitiu reduzir 82 por cento nos custos de operação e 83 por cento na pegada de carbono”.

Foram estes números que mereceram a atribuição do MENA Green Building Awards, na categoria Retrofit Project of the Year. “O sistema solar termodinâmico superou as metas inicialmente definidas para o projeto, conseguindo satisfazer todas as necessidades do hotel, em termos de água quente, de uma forma eficiente e sustentável”, sublinha Luís Rocha, acreditando que a atribuição deste prémio pode revelar-se “importante”, para o crescimento da ENERGIE no mercado do Médio Oriente.

Desde o seu lançamento em 2013, os Mena Green Building Awards têm vindo a promover o movimento de construção verde na região, distinguindo o trabalho de entidades do setor público e privado na área da sustentabilidade ambiental.

A ENERGIE exporta para os Emirados Árabes Unidos desde 2018. Em termos mundiais, a empresa portuguesa exporta para mais cerca de 50 países e é responsável pela eficiência energética de vários edifícios de referência, desde a cadeia Mcdonald’s em Espanha e Itália, passando pelo ministério da Indústria espanhola ou o Vaticano, onde estão instalados quatro sistemas de 500 litros para a Guarda Suíça.

Fundada em 1981, a ENERGIE produz painéis solares termodinâmicos com aplicações no domínio do aquecimento central, das águas quentes sanitárias, da climatização de piscinas e do aquecimento de águas de grande volume.

Share this Content
PROJETO CO-FINANCIADO
PRR